A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda

Moda consciente e Consumo Consciente - Materia: A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda

Com o advento do e-commerce e a migração (quase universal) do consumidor para as compras online, ficou cada vez mais comum dar atenção às origens dos produtos e no setor do vestuário não poderia ser diferente, pois o consumo consciente vem revolucionando uma geração.

 

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Foto: Pinterest/Reprodução  (Matéria: A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda)

As especificações técnicas dos produtos e as políticas internas da indústria influenciam na escolha dos consumidores

A geração da moda consciente está no hábito de rejeitar a moda passageira e impositiva, preferindo marcas sustentáveis que se preocupam com as formas de produção das peças e com a experiência do cliente, isto é, a indústria fica atenta à linha produtiva, com políticas de inclusão, remuneração adequada aos colaboradores, à qualidade e durabilidade da matéria prima, à forma orgânica de consumo, à transformação cultural, ao estímulo à economia local e, principalmente, aos impactos ambientais.

Há também uma grande influência do interesse do consumidor por peças autorais, minimalistas, sem gênero, únicas ou limitadas nesta revolução do consumo consciente da moda.

 

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Fotos: Material Kace (Moda Consciente e Consumo Consiente  - Matéria: A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda)

 

Outro ponto importante é que o consumidor está mais cauteloso com as finanças, então, ele foca mais na experiência e menos no bem material, além do bem-estar e conforto, da diversidade, do propósito e da expressão do produto.

O consumo consciente atrelado a um estilo de vida

Quando se fala em consumo consciente é automático pensar em “consciência ambiental” e em estilos de vidas relacionadas a esse nicho. E, realmente, a moda consciente é mais popular entre as pessoas que procuram elementos menos agressivos ao meio ambiente.

A moda sustentável é também chamada de eco fashion e oferece tecidos biodegradáveis e/ou orgânicos, que se decompõem com maior facilidade na natureza.

 

Os impactos da pandemia na consciência de consumo da moda

Durante a pandemia da Covid-19 surgiram novos conceitos que surfam na onda do consumo consciente e trouxe para a moda tecidos antivirais e biodegradáveis na confecção de máscaras e de algumas outras peças e acessórios.

O mercado da moda esteve entre os mais prejudicados pela pandemia, mas está se reinventando e adequando aos consumidores que buscam por uma melhor experiência e, principalmente, pela moda mais consciente.

 

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Fotos: Reprodução Desfile de Verão 2020 JACQUEMUS 

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