Como fazer um editorial de moda - Dicas e inspirações

como fazer um editorial - CAPA

Um catálogo ou editorial moda é, nada mais, nada menos, que a apresentação dos lançamentos de uma marca. Contudo, não é tão simples quanto parece. O editorial é o melhor caminho para divulgar a personalidade, identidade e todo um conceito de uma coleção e, por isso, deve ser muito bem planejado

como fazer um editorial - editorial de modaFotos: Reprodução Material Kace (Editorial de Moda - Matéria Blog Kace)
A apresentação deve ser pensada para que seja vendido não somente a peça, e sim, todo o conceito. Além de permitir que o público sinta um pouco do processo criativo, desde a concepção da coleção até a sua concretização.

Um editorial de moda pode explorar todos os sentidos humanos, porém, o mais importante é a visão. Assim, torna a fotografia um pilar importante de uma exposição.

 

Editorial de moda - Dica 1: Fotografia

 

A fotografia deve contar uma história e expor todos os detalhes das peças e do conceito, que deve ser passado com clareza, de forma simples e objetiva.

Para fazer um editorial de moda excelente é preciso ter um profissional com experiência em composição, iluminação e exposição, para que este saiba usar os elementos necessários para superar a expectativa da apresentação.

 

o que é um editorial de modaFoto: Reprodução Material Kace (O que é um editorial de moda - Matéria Blog Kace)

 

Editorial de moda - Dica 2: Intimidade com o público

 

Um bom editorial de moda só é possível se a marca conhecer bem seu público, suas expectativas, objetivos, inspirações, etc... E para demonstrar essa cumplicidade é importante escolher bem os modelos.

Hoje em dia, as marcas mais populares do mundo estão cada vez mais empenhadas em informar que o seu produto pode ser consumido por todos e qualquer pessoa que se identifique com ele. Assim, um editorial de moda diverso e inclusivo traz credibilidade para a marca

 

Editorial de moda - Dica 3: Pesquisa de tendência

 

Toda construção precisa de uma base, não é mesmo? Por isso, uma atenta pesquisa em editorial moda para saber as tendências que circulam no mundo é de extrema importância.

A pesquisa ajuda a listar o que tem feito sucesso, desde os elementos utilizados nos cenários até a composição dos looks, bem como os acessórios, cabelos, maquiagens, calçados, etc..

Trocar ideias e informações com outros profissionais, como fotógrafo de moda, cabelereiro e maquiadores também auxilia no processo criativo. Todo o cenário deve ser imaginado antes de fotografar, assim, o editorial de moda será um arraso.

 

Editorial de moda - Dica 4: Criatividade

 

Para mostrar a identidade e a personalidade da marca em um editorial moda é importante pensar um pouco fora da caixa, pois o conceito da coleção, apesar de não fugir da proposta principal, precisa ser destacado e, para isso, inovar em efeitos fotográficos, cenários e poses nas fotos, pode ser um ótimo caminho para surpreender os clientes cativos e conquistar vários outros.

Criar uma persona para cada editorial é uma ótima estratégia também.

 como fazer um editorial - editorial como fazerFotos: Reprodução Material Kace (Editorial como fazer - Matéria Blog Kace)

 

Editorial de moda - Dica 5: Tenha uma equipe comprometida e apaixonada

 

Antes de montar um editorial moda é interessante observar se todos os profissionais que foram escolhidos para o trabalho, além dos que já fazem parte da equipe, estão em sinergia como a proposta da apresentação.

Uma equipe engajada, comprometida com o trabalho e, principalmente, apaixonada faz toda diferença na hora de montar um editorial de moda.

 

o que é um editorial de modaFotos: Reprodução Material Kace (Editorial moda - Matéria Blog Kace)

 

Cada profissional envolvido tem um papel a ser desempenhado na criação do editorial, vejamos os principais:

 

- Editor de moda: faz o roteiro e conecta a apresentação do conceito à identidade da marca;

 

- Produtor: escolhe os cenários, modelos, fotógrafos e elementos, como roupas, calçados, acessórios e outros objetos do cenário;

 

- Fotógrafo: da vida ao editorial, conduz os modelos, a iluminação e compõe a apresentação;

 

- Styling: monta os looks dentro do conceito e cria a narrativa das composições;

 

- Make / Hair: prepara o cabelo e a maquiagem dos modelos de acordo com a mensagem que o editorial vai transmitir, de forma lúdica e também objetiva;

 

- Modelos: são o espelho da marca, por isso, devem ir de encontro com as expectativas do público.

 

Com todas essas informações nas mãos ficou fácil montar um editorial de moda. Bora trabalhar?

Read more

CAPA - NOVA COLEÇÃO SIDOKA INTACTOZ E KACE ROUPAS E ACESSÓRIOS - ORIGINAL SIDOKA

Sidoka e intactoz. x KACE - Collab "Envelope" traz novas roupas e acessórios

Homem de Cropped - Capa Matéria Blog Kace

Homens de Cropped: Conheça onde tudo começou

Moda consciente e Consumo Consciente - Materia: A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda

A era do consumo consciente revoluciona o mercado da moda

Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.