Moda e Estilo Streetwear - A estética das ruas na moda masculina a feminina

Capa Kace - Estilo Streetwear e Moda street Masculina e Feminina

Você já se perguntou o impacto do streetwear, do estilo das ruas nas roupas masculinas e femininas atualmente?

Basicamente o streetwear é um estilo que representa a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo ao redor do mundo, através de roupas e acessórios.

Se analisarmos de forma mais profunda, validamos que o streetwear está muito além de produtos masculinos/femininos e da definição simplória: "roupas das ruas". Ele também está ligado ao comportamento, mentalidade e estilo de vida das pessoas.

- "Mas como assim? Ainda não entendi!"

Vamos lá!

A moda se manifesta de várias formas ao redor do mundo. Por questões geográficas, culturais, políticas, religiosas ou comportamentais, muitas dessas manifestações não transcendem as fronteiras a ponto de tornar-se um estilo global.

Já o streetwear é uma variação da moda que pode ser percebido na maioria dos lugares. Basta existir, por exemplo, uma expressão cultural, da música ou dos esportes urbanos que lá estará o streetwear. Ele genuinamente adapta-se e traduz o comportamento de determinada região através da moda e estilo.

Mesmo vivendo em um mundo globalizado, a cena do streetwear traz particularidades de cada região. A cena no Brasil é diferente dos Estados Unidos, assim como a cena da Inglaterra é diferente da cena do Japão.

Foto 9 - Kace Streetwear x Monarch Joias Personalizadas e Cravejadas para o Trap e Rap

Fotos: Reproduções - Estilo Streetwear Masculino e Feminino

 

Mas, antes de chegar a essas proporções e conquistar o mundo, existiu uma história por trás do streetwear. E nós vamos contar!

 

A Origem do Streetwear

É complexo afirmar um único ponto para o surgimento do streetwear, várias tribos e movimentos deram sua contribuição. Além da cena que emergia na Califórnia (Estados Unidos), o Japão e alguns países da Europa também passavam por transformações culturais que refletiam na forma das pessoas se vestirem. A somatória disso foi fundamental para moldar o que hoje chamamos de streetwear.

Mas, frequentemente a origem do streetwear é creditada a Califórnia, ao Surf e ao Skate. Os praticantes começaram a produzir peças mais folgadas, fáceis de usar, feitas para resistir a prática do skateboarding nas ruas e pistas, em períodos que as ondas não estavam tão boas para surfar.

Em meados dos anos 80, Shawn Stussy (criador da icônica marca Stussy e considerado pioneiro do movimento streetwear), estava ganhando fama como um dos melhores designers e modeladores de pranchas de surf na Costa Oeste. Ele estava sempre atento as expressões culturais que rolavam na época e tinha fortes referências da Cultura Punk, a qual começou a refletir quase que imediatamente nas primeiras criações da sua marca. A logomarca da Stussy foi adaptada a partir da assinatura do Jan Stussy, tio de Shawn.

Logo Stussy - Primeira marca Estilo streetwear e moda street surf

Logomarca Stussy - Pioneira na Moda Urbana e Estilo street wear

 

 

Logo no início, o streetwear começou a absorver mais referências e novas marcam foram surgindo, como: Stussy, FUBU, Wu-Wear, Supreme, FUCT, Bape, Neighborhood e outras.

Além do Skate e do Surf, as pautas e expressividade do Punk, Heavy Metal e Hip Hop, começaram a ganhar espaço. A contra-cultura de modo geral, sempre se mostrava especialista quando o assunto era adequação e criação de estilos para externalizar suas personalidades.

A História do Streetwear - Roupas estilo de rua e roupas estilo street

Fotos: Reproduções - Início do uso das roupas estilo de rua (estilo street)

 

 

Quando o streetwear se encontrou com o Hip Hop em Nova York, é que as coisas tomaram outras proporções. Naquele momento a Cultura Hip Hop estava em evidência e muita das coisas que os artistas usavam caíam no gosto do público quase que instantaneamente. O Hip Hop somou ao streetwear seu posicionamento político, moletons largos, sneakers, joias e a recriação de peças de luxo para o público dos guetos.

LL Cool J - Estilo streetwear e moda street anos 80 e 90

 LL Cool J - Início d estilo influenciado pela moda do Hip Hop (Getty Images/Michael Ochs Archives)

 

 

Marcas esportivas perceberam o fenômeno que estava surgindo, logo o sportswear e streetwear passaram a ser sinônimos. Adidas, Champion, Converse, Puma, Kangol e outras marcas apostavam nesse novo cenário e parcerias como: Adidas x Run-DMC ou Kangol x LL Cool J, por exemplo, começaram a surgir.

Nos esportes, uma das parcerias mais emblemáticas foi entre a Nike e o jogador de basquete Michael Jordan, que resultou na criação da marca Air Jordan (1984), que viria a revolucionar toda a indústria dali em diante.

 

 

As barreiras iniciais que o Streetwear enfrentou

Diferente do que é hoje, o termo streetwear inicialmente não possuía nenhum "glamour" e não era muito utilizado. Uma visão preconceituosa menosprezava os skatistas, surfistas, rappers, DJ's, B-boys, B-girls, moradores de regiões periféricas e ativistas, os quais foram os primeiros a se identificar e os que deram, de fato, origem ao streetwear.

Existia também resistência por parte das lojas em colocar as primeiras marcas de streetwear em seu mix de produtos. Pois, além de tentar deslegitimar o movimento, quem dominava o varejo inclusive dizia que essas novas marcas atrairiam "arruaceiros" e "marginais" para as lojas. Em contra partida, o público denominado "urbano" cada vez mais, recriava as peças das marcas de grife a sua maneira.

Marcas e Grifes - A Gucci e o streetwear feminino e masculino

Foto: Reprodução - O início do streetwear masculino e feminino

 

Os pioneiros do streetwear então precisaram encontrar e criar sua própria forma de distribuir os seus produtos. Somente alguns anos depois do inicio do movimento e com o aumento da sua popularidade entre todas as classes sociais, é que o termo streetwear passou a ser amplamente usado.

 

O Streetwear na atualidade

O streetwear continua sendo associado diretamente à expressão e personalidade. E apesar das grandes marcas agora estarem apostando no estilo, é muito mais sobre como vestir uma peça, sobre mostrar quem você é do que somente usar algo caro, sem que a sua personalidade transpareça.

A cultura Hip Hop e o Skate, que hoje são mainstream, continuam contribuindo para difundir, influenciar e propor inovação para o streetwear.

No Brasil, existe uma gama de marcas ótimas e autênticas em ascensão. Aqui no site, você encontra itens da KACE e outras marcas nacionais criteriosamente selecionadas. Veja mais acessando nossa loja online.

Matéria - Streetwear feminino e Streetwear Masculino

Backstage do desfile KACE 2019 - Roupas estilo rua e o streetwear nas passarelas

Read more

Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.