Voltar ao conteúdo principal
PRORROGADO ATÉ O DIA 30/04: 25% OFF + FRETE GRÁTIS COM O CÓDIGO: REWARD

Homem de Saia: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Estilo

Capa - Homem de saia: Origem, Dicas e Inspirações

Você sabia que ver um homem de saia é uma tendência de moda em alta nos últimos tempos? Então senta que lá vem textão! Mas antes, sugiro que você abra a mente, pois mesmo que essa ideia lhe cause estranhamento, precisamos desmistificar o uso dessa peça considerada exclusividade dos looks femininos – erroneamente, é claro!

Como faremos isso? Primeiramente vamos entender de onde vem a saia masculina.

A Moda do Homem de Saia é Mais Antiga do Que Parece

Engano achar que não precisa ir muito longe na história para entender de onde surgiu a tendência do homem de saia. Nas histórias bíblicas do antigo testamento – centenas de anos antes de Cristo - há descrições que sugerem que a indumentária masculina seria composta por saia que, mais tarde, foi transformada em túnica, assim como a vestimenta dos Egípcios e Árabes.

Origem do Homem de Saia
Imagem: O uso da saia pelos povos antigos - Reprodução (Matéria: Homem de Saia: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Estilo )

Na Grécia Antiga os gregos também são retratados em documentos históricos usando saia, mas eles a consideravam uma peça agênero. Por outro lado, no Império Romano os homens de saia vestiam a toga, onde os tecidos, cores e comprimentos determinavam a classe social a qual pertenciam, por exemplo, os escravos e plebeus utilizavam apenas uma túnica de camada única, enquanto os nobres vestiam várias camadas e o comprimento das saias era até o joelho.

Há indicativos que grupos étnicos africanos como os Masai e Samburu também trouxeram a cultura da saia masculina e influenciam no estilo contemporâneo, bem como os escoceses com a kilt e os samurais, com a hakama.

Polêmica: O Homem de Saia Ainda Causa Estranhamento

Precisamos falar sobre isso. Já está explicado que homem de saia é um costume mais antigo do que podemos imaginar. Em várias culturas, a saia masculina é um modelo comum até os dias de hoje.

Agora você consegue entender o porquê da sociedade brasileira não a compreender com naturalidade? E nem precisa entrar no assunto de gênero e sexualidade, só é necessário fazer essa reflexão.

Ainda falta muito para que a sociedade enxergue o homem de saia com naturalidade no Brasil. No exterior, podemos ver homens de saia sem medo de ousar, até mesmo entre os famosos, como Brandon Wilson, Jered Leto, Jaden Smith, Keiynan Lonsdale, dentre tantos outros.

Famosos Homens de Saia Masculina: Brandon Wilson, Jered Leto, Jaden Smith e Keiynan Lonsdale
Imagem: Brandon Wilson, Jered Leto, Jaden Smith e Keiynan Lonsdale - Reprodução (Matéria: Homem de Saia: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Estilo )

Por isso, o nosso intuito com esse artigo é quebrar o tabu que vem do machismo estrutural, que insinua que a saia não é “coisa de macho”, pois muitos homens descolados, de todos os estilos, idades e orientações sexuais, já aderiram ao uso dela. Pode até causar estranhamento ao ver um homem de saia da primeira vez, mas basta lembrar que várias roupas também enfrentaram preconceito antes de virar tendência.

As Inspirações do Homem de Saia

A versatilidade da moda traz homem de saia para a realidade da ousadia, da força e da autenticidade. Para vestir, é bom saber quais são os estilos e como combinar. Vamos lá?


Imagem:
 Reprodução Pinterest (Matéria: Homem de Saia: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Estilo )

Primeiramente, é importante lembrar que a saia escocesa, a kilt, é a mais popular e clássica. Alguns especialistas nem a consideram uma saia masculina, por partir do pressuposto que ‘kilt’ é como um manto preso à roupa para se proteger do frio. Parte dos escoceses também afirmam que não é uma saia. Mas independente disso, não deixamos de visualizá-la como uma peça que há séculos representa um traço cultural fortíssimo desse povo europeu.

Por outro lado, o street style – ou estilo urbano – está caindo no gosto dos jovens contemporâneos. A saia desse outfit vem com cores neutras e tecidos leves, podendo ser longas ou na altura dos joelhos, nesta opção, ela pode ser usada sobreposta com calças também de cores neutras, sendo uma ótima alternativa para dias mais frios.

Homem de Saia da KACE
Imagem:
 Coleção Advancing KACE (Matéria: Homem de Saia: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Estilo )

Já a saia longa, pode ser utilizada com casaco ou camisa longline, tênis ou sapato social e, independente da ocasião, seja uma festa mais formal ou um encontro informal, basta ter atitude que o restante das peças combinará por si só.

Homem de Saia Rodada Com Tênis ou Sapato
Imagem: Arquivo KACE e Canva 
(Matéria: Homem de Saia: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Estilo )

Agora você sabe que a saia masculina pode se tornar uma peça chave no guarda roupa de qualquer homem. Deu vontade de ser (ou ver) um homem de saia? Analise bem, se inspire nos conceitos, teste o look e se joga!

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Todos os comentários são analisados antes de serem publicados