Tecnologia na Moda: O Futuro do Vestuário
Quando você era criança, como imaginava o futuro da moda? Se você pensou naqueles macacões metálicos feitos para repelir radiação e proteger de vírus, reproduzidos pelos desenhos animados e filmes de ficção científica no século passado, talvez, você tenha visualizado como a maioria das pessoas.
Então saiba que esse futuro chegou. Não do mesmo jeito, mas quase lá. Portanto, moda e tecnologia já andam lado a lado e assim será o futuro do vestuário.
Moda e tecnologia: o que essa tendência oferece para as pessoas?
Essa tendência que une moda e tecnologia oferece o uso de tecidos especiais com atributos que proporcionam vários benefícios a quem usa. Alguns deles são: a absorção de suor, leveza que permite movimentos anatômicos, resistência à água e à produtos químicos, proteção UV e à diversos vírus e bactérias, além de secagem rápida e de não precisar passar, o que as tornam bem práticas.
Imagem: Editoriais KACE (Matéria: Tecnologia na Moda: O Futuro do Vestuário)
O que esperar da tecnologia em moda?
Enquanto você lê esse artigo, uma diversidade de produtos tecnológicos está chegando no mercado e as roupas com tecnologia são aprimoradas com intuito de facilitar a rotina das pessoas, além de reduzir os riscos aos quais são expostas.
Essas roupas são também chamadas de smart, que em sua tradução literal, significa inteligente e remetem aos produtos tecnológicos conectados à internet. Seria esse o futuro do vestuário? Bem, já sabemos dos relógios que medem pressão, contam os passos e avisa quando você deve beber água. Mas será que as roupas farão isso? Pode crer que sim!
As principais características que fazem moda e tecnologia entregar tudo no quesito funcionalidade, são formados por:
- itens que não precisam ser passados ou engomados;
- altamente duráveis que não formam peeling (bolinhas);
- com secagem rápida;
- nanotecnologia para repelir líquidos, tornando-se impermeáveis e a prova de manchas e desbotamento;
- efeito termodinâmico que equilibra a temperatura e também mantém o corpo seco;
- tecidos que não permitem a condução de energia;
- roupas que inibem o odor e repelem insetos;
- proteção contra raios UVA e UVB;
- costuras com tecidos bacteriostáticos que afasta a proliferação das bactérias;
- tecidos que auxiliam na circulação sanguínea e em dores musculares;
- e, por fim, roupas especiais podem detectar a presença de armas químicas e fechar os poros (do tecido) de maneira automática.
Custo x benefício do investimento em moda e tecnologia
Imagem: Reprodução Pinterest (Matéria: Tecnologia na Moda: O Futuro do Vestuário)
O mais importante é entender os benefícios antes de pensar nos custos, ou seja, depois de enumerar tudo o que a roupa com tecnologia pode proporcionar em relação à funcionalidade, performance e sustentabilidade, é chegado o momento de avaliar se vale o investimento. Vale também avaliar se o produto cumpre o que promete e, principalmente, se é durável.
Avaliando todos esses requisitos, vale questionar: o que está esperando para adquirir uma roupa tecnológica para experimentar e tirar suas próprias conclusões?
Comentários