Voltar ao conteúdo principal
PRORROGADO ATÉ O DIA 30/04: 25% OFF + FRETE GRÁTIS COM O CÓDIGO: REWARD

Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações

Capa - Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações

Você sabia que a saia masculina é uma tendência de moda em alta nos últimos tempos? Então senta que lá vem textão! Mas antes, sugiro que você abra a mente, pois mesmo que essa ideia lhe cause estranhamento, precisamos desmistificar o uso dessa peça considerada exclusividade dos looks femininos – erroneamente, é claro!

Como faremos isso? Primeiramente vamos entender de onde vem essa tendência.

A Saia Masculina é Mais Antiga do Que Parece

Engano achar que não precisa ir muito longe na história para entender de onde surgiu a tendência da saia masculina. Nas histórias bíblicas do antigo testamento – centenas de anos antes de Cristo - há descrições que sugerem que a indumentária masculina seria composta por saia que, mais tarde, foi transformada em túnica, assim como a vestimenta dos Egípcios e Árabes.

Saia Masculina Origem

Imagem: O uso da saia pelos povos antigos - Reprodução (Matéria: Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações)

Na Grécia Antiga os gregos também são retratados em documentos históricos usando saia masculina, mas eles a consideravam uma peça agênero. Por outro lado, no Império Romano os homens vestiam a toga, onde os tecidos, cores e comprimentos determinavam a classe social a qual pertenciam, por exemplo, os escravos e plebeus utilizavam apenas uma túnica de camada única, enquanto os nobres vestiam várias camadas e o comprimento das saias era até o joelho.

Há indicativos que grupos étnicos africanos como os Masai e Samburu também trouxeram a cultura da saia masculina e influenciam no estilo contemporâneo, bem como os escoceses com a kilt e os samurais, com a hakama.

A Saia Masculina Pode Ser Uma Peça Polêmica Porque Causa Estranhamento

Precisamos falar sobre isso. Já está explicado que a saia masculina é mais antiga do que podemos imaginar. Em várias culturas, ela é um modelo comum até os dias de hoje.

Agora você consegue entender o porquê da sociedade brasileira não a compreender? E nem precisa entrar no assunto de gênero e sexualidade, só é necessário fazer essa reflexão.

Ainda falta muito para que a saia masculina seja verdadeiramente aceita com naturalidade no Brasil. No exterior, podemos ver homens de saia sem medo de ousar, até mesmo entre os famosos, como Brandon Wilson, Jered Leto, Jaden Smith, Keiynan Lonsdale, dentre tantos outros.

Saia Masculina dos Famosos Brandon Wilson, Jered Leto, Jaden Smith e Keiynan Lonsdale

Imagem: Brandon Wilson, Jered Leto, Jaden Smith e Keiynan Lonsdale - Reprodução (Matéria: Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações)

Por isso, o nosso intuito com esse artigo é quebrar o tabu que vem do machismo estrutural, que insinua que a saia não é “coisa de macho”, pois muitos homens descolados, de todos os estilos, idades e orientações sexuais, já aderiram ao uso dela. Pode até causar estranhamento ao ver um homem de saia da primeira vez, mas basta lembrar que várias roupas também enfrentaram preconceito antes de virar tendência.

A Saia Masculina e Suas Inspirações

A versatilidade da moda traz a saia masculina para a realidade da ousadia, da força e da autenticidade. Para vestir, é bom saber quais são os estilos e como combinar. Vamos lá?

Imagem: Reprodução Pinterest (Matéria: Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações)

Primeiramente, é importante lembrar que a saia escocesa, a kilt, é a mais popular e clássica. Alguns especialistas nem a consideram uma saia masculina, por partir do pressuposto que ‘kilt’ é como um manto preso à roupa para se proteger do frio. Parte dos escoceses também afirmam que não é uma saia. Mas independente disso, não deixamos de visualizá-la como uma peça que há séculos representa um traço cultural fortíssimo desse povo europeu.

Saia Masculina Look Kace

Imagem: Coleção Advancing KACE (Matéria: Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações)

Por outro lado, o street style – ou estilo urbano – está caindo no gosto dos jovens contemporâneos. A saia masculina desse outfit vem com cores neutras e tecidos leves, podendo ser longas ou na altura dos joelhos, nesta opção, ela pode ser usada sobreposta com calças também de cores neutras, sendo uma ótima alternativa para dias mais frios. Já a saia longa, pode ser utilizada com casaco ou camisa longline, tênis ou sapato social e, independente da ocasião, seja uma festa mais formal ou um encontro informal, basta ter atitude que o restante das peças combinará por si só.

Saia Masculina Midi Rodada Kace

Imagem: Arquivo KACE e Canva (Matéria: Saia Masculina: Origem, Dicas e Inspirações)

Agora você sabe que a saia masculina pode se tornar uma peça chave no guarda roupa de qualquer homem. Deu vontade de usar? Analise bem, se inspire nos conceitos, teste o look e, quando estiver preparado para ousar, se jogue!

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Todos os comentários são analisados antes de serem publicados