Voltar ao conteúdo principal
FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS ACIMA DE R$ 499

A Influência do Estilo e da Moda Hip Hop

Capa - A Influência do Estilo e da Moda Hip Hop

O Hip Hop, como um todo, foi um dos maiores movimentos culturais da contemporaneidade. Ele influenciou a cultura pop e a moda nos quatro cantos do mundo.

Os artistas e adeptos do Hip Hop não somente expressavam-se através da música, dança e graffiti, eles adotaram um estilo, no qual suas roupas diziam muito sobre a cultura e sobre suas personalidades.

Entre os anos 70 e 90, nos guetos dos Estados Unidos, a moda proveniente do Movimento Hip Hop encontrou em nomes como Jamel Shabazz, que fotografava a emergente cena da época, e Karl Kani (designer de moda e fundador da marca Karl Kani), a estética e o potencial pra colocar a cultura do hip hop no radar da moda. Provavam logo no início que essa era uma tendência que definitivamente viria pra ficar.

A influência da Moda Hip Hop, Estilo Hip Hop masculino e Roupas de Rappers Americanos

Foto: P. Diddy usando Roupas Karl Kani (Marca pioneira na Moda Hip Hop Masculina)

 

Ao mesmo tempo muitos outros ícones surgiriam pra somar e compor esse conjunto visual que conhecemos hoje. O surgimento do modelo Superstar da Adidas, um dos primeiros modelos em couro feito para contrastar com os que até então só eram produzidos em lona (na época muito utilizado por jogadores de basquete), foram adotados e difundidos pelo Run-DMC. O grupo de rap, sensação durante os anos 80, também contribuíram para emplacar o conjunto de jaqueta e calça Adidas A-15, fortalecendo e popularizando a marca neste segmento, até então inexplorado pela Adidas e outras marcas relevantes da época.

Os rappers do Run DMC contribuiu para o sucesso da Adidas e outras marcas de roupas estilo hip hop

Foto: Reprodução - Rappers do grupo Run DMC

 

O uso das jaquetas bomber também marcou a estética hip hop na época. A peça conhecida por trazer elástico nas extremidades dos punhos, gola e barra, na intenção de criar uma espécie de vedação para proteger o corpo do frio, é uma das peças que figuram fácil nas peças elementares popularizadas pela cena hip hop e urbana da época. A Jaqueta Bomber inclusive resistiu ao tempo e vira e mexe reaparece hoje em dia com novas estampas, materiais e acabamentos.

Nos acessórios e detalhes, a cena hip hop dos anos 70 à 90 também mostrava-se vanguardista. Muito do que vemos hoje nas principais marcas, como: bonés, bucket hats e acessórios douradas faziam parte de uma estética que vinha sendo explorada e difundida pelos rappers, DJs, B-boys, B-girls e grafiteiros.

As marcas perceberam também que muitos dos adeptos ao Hip Hop buscavam na ostentação, um fator de diferenciação e de notabilidade. Reafirmando então a necessidade de mostrar poder através daquilo que se tem, do que se veste ou usa. A logomania ficou cada vez mais forte desse ponto em diante. E marcas como Tommy Hilfiger, Polo Ralph Lauren, Gucci, Nike, Adidas e outras, souberam usar isso. As logomarcas (já bem conhecidas anteriormente pelo público capitalista americano) eram representadas em partes inteiras de camisas, calças, moletons e jaquetas.

Tommy Hilfiger figurou entre as principais marcas a serem absorvidas pelo estilo hip hop feminino e a moda hip hop masculina

O rapper Snoop Dogg e o grupo feminino Destiny Child de Tommy Hilfiger

 

Em paralelo Michael Jordan, um dos maiores ícones de todos os tempos, lançava a linha Air Jordan em parceria com a Nike. O flerte do Estilo Hip Hop com o mundo dos esportes ganhava novos contornos, o basquete e até mesmo o skate influenciaram a criação de peças, que inicialmente eram usados para a prática específicas, consolidaram-se e saíram das quadras e pistas e foram direto para os editoriais de moda e para os pés da galera mais ousada.

Michael Jordan com os primeiros tênis Air Jordan - Evolução da Moda e Estilo Hip Hop

Fotos/Reproduções

 

Definitivamente é válido dizer que a estética trazida pela cultura do hip hop fincou os pés na história da moda como uma das mais democráticas e atemporais que existem, pois alinhando identidade, usabilidade e conforto, as peças que inicialmente foram confeccionadas para dar voz e criar um guarda-roupas para nomes como Tupac, Will Smith e Aaliyah, o estilo atravessou o tempo vestindo Jay-Z, Kanye West e Rihanna e foi reiventado e ganhou o mundo com nomes como A$AP Rocky, SZA, Travis Scott e outrxs.

O Estilo e a Moda do Hip Hop continua sendo uma estética puramente urbana que reflete os tempos de uma moda que precisa de dinamismo, fluidez, design e que ao mesmo tempo “converse” com a personalidade de quem a escolhe para vestir.

Estilo dos rappers americanos Asap Rocky, Teyana Taylor e Pharrell Williams

 Fotos/Reproduções

 

Se inspire no Estilo/Moda do Hip Hop e encontre várias peças femininas e masculinas para compor seu visual em nossa loja online.

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Todos os comentários são analisados antes de serem publicados