Voltar ao conteúdo principal

O que é Streetwear? - Entenda o Significado e a Origem da Moda Street

Capa - O que é Streetwear? - Entenda o Significado e a Origem da Moda Street

Você sabe o que significa streetwear?

Basicamente o streetwear é um estilo que representa a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo ao redor do mundo, através de roupas e acessórios.

Se analisarmos de forma mais profunda, validamos que o streetwear está muito além de produtos e da definição simplória: "roupas das ruas". Ele também está ligado ao comportamento, mentalidade e estilo de vida das pessoas.

- "Mas como assim? Ainda não entendi!"

Vamos lá!

A moda se manifesta de várias formas ao redor do mundo. Por questões geográficas, culturais, políticas, religiosas ou comportamentais, muitas dessas manifestações não transcendem as fronteiras a ponto de tornar-se um estilo global.

Já o streetwear é uma variação da moda que pode ser percebido na maioria dos lugares. Basta existir, por exemplo, uma expressão cultural, da música ou dos esportes urbanos que lá estará o streetwear. Ele genuinamente adapta-se e traduz o comportamento de determinada região através da moda e estilo.

Mesmo vivendo em um mundo globalizado, a cena do streetwear traz particularidades de cada região. A cena no Brasil é diferente dos Estados Unidos, assim como a cena da Inglaterra é diferente da cena do Japão.

O que é streetwear e o que significado de street wear - diferentes formas de manifestação pelo mundo

Fotos: Reproduções

 

Mas, antes de chegar a essas proporções e conquistar o mundo, existiu uma história por trás do streetwear. E nós vamos contar!

 

A Origem do Streetwear

É complexo afirmar um único ponto para o surgimento do streetwear, várias tribos e movimentos deram sua contribuição. Além da cena que emergia na Califórnia (Estados Unidos), o Japão e alguns países da Europa também passavam por transformações culturais que refletiam na forma das pessoas se vestirem. A somatória disso foi fundamental para moldar o que hoje chamamos de streetwear.

Mas, frequentemente a origem do streetwear é creditada a Califórnia, ao Surf e ao Skate. Os praticantes começaram a produzir peças mais folgadas, fáceis de usar, feitas para resistir a prática do skateboarding nas ruas e pistas, em períodos que as ondas não estavam tão boas para surfar.

Em meados dos anos 80, Shawn Stussy (criador da icônica marca Stussy e considerado pioneiro do movimento streetwear), estava ganhando fama como um dos melhores designers e modeladores de pranchas de surf na Costa Oeste. Ele estava sempre atento as expressões culturais que rolavam na época e tinha fortes referências da Cultura Punk, a qual começou a refletir quase que imediatamente nas primeiras criações da sua marca. A logomarca da Stussy foi adaptada a partir da assinatura do Jan Stussy, tio de Shawn.

Logo Stussy - Origem, o que é e o que significado de street wear

Logomarca Stussy - Pioneira na Moda Urbana e Estilo Streetwear

 

 

Logo no início, o streetwear começou a absorver mais referências e novas marcam foram surgindo, como: Stussy, FUBU, Wu-Wear, Supreme, FUCT, Bape, Neighborhood e outras.

Além do Skate e do Surf, as pautas e expressividade do Punk, Heavy Metal e Hip Hop, começaram a ganhar espaço. A contra-cultura de modo geral, sempre se mostrava especialista quando o assunto era adequação e criação de estilos para externalizar suas personalidades.

O que é e significado de streetwear - Origem da moda street tem referencias do skate, estilo punk, hippie e movimento hip hop

Fotos: Reproduções 

 

 

Quando o streetwear se encontrou com o Hip Hop em Nova York, é que as coisas tomaram outras proporções. Naquele momento a Cultura Hip Hop estava em evidência e muita das coisas que os artistas usavam caíam no gosto do público quase que instantaneamente. O Hip Hop somou ao streetwear seu posicionamento político, moletons largos, sneakers, joias e a recriação de peças de luxo para o público dos guetos.

LL Cool J - O que é streetwear e seu significado - O Hip Hop como pilar do Streetwear

 LL Cool J - Getty Images/Michael Ochs Archives

 

 

Marcas esportivas perceberam o fenômeno que estava surgindo, logo o sportswear e streetwear passaram a ser sinônimos. Adidas, Champion, Converse, Puma, Kangol e outras marcas apostavam nesse novo cenário e parcerias como: Adidas x Run-DMC ou Kangol x LL Cool J, por exemplo, começaram a surgir.

Nos esportes, uma das parcerias mais emblemáticas foi entre a Nike e o jogador de basquete Michael Jordan, que resultou na criação da marca Air Jordan (1984), que viria a revolucionar toda a indústria dali em diante.

 

 

As barreiras iniciais que o Streetwear enfrentou

Diferente do que é hoje, o termo streetwear inicialmente não possuía nenhum "glamour" e não era muito utilizado. Uma visão preconceituosa menosprezava os skatistas, surfistas, rappers, DJ's, B-boys, B-girls, moradores de regiões periféricas e ativistas, os quais foram os primeiros a se identificar e os que deram, de fato, origem ao streetwear.

Existia também resistência por parte das lojas em colocar as primeiras marcas de streetwear em seu mix de produtos. Pois, além de tentar deslegitimar o movimento, quem dominava o varejo inclusive dizia que essas novas marcas atrairiam "arruaceiros" e "marginais" para as lojas. Em contra partida, o público denominado "urbano" cada vez mais, recriava as peças das marcas de grife a sua maneira.

Os pioneiros do streetwear então precisaram encontrar e criar sua própria forma de distribuir os seus produtos. Somente alguns anos depois do inicio do movimento e com o aumento da sua popularidade entre todas as classes sociais, é que o termo streetwear passou a ser amplamente usado.

 

O Streetwear na atualidade

O streetwear continua sendo associado diretamente à expressão e personalidade. E apesar das grandes marcas agora estarem apostando no estilo, é muito mais sobre como vestir uma peça, sobre mostrar quem você é do que somente usar algo caro, sem que a sua personalidade transpareça.

Marcas e Grifes - A Gucci e o street wear - O que é e o significado de streetwear

Foto: Reprodução - Luxo no streetwear masculino e feminino pela Gucci e Dapper Dan

 

A cultura Hip Hop e o Skate, que hoje são mainstream, continuam contribuindo para difundir, influenciar e propor inovação para o streetwear.

No Brasil, existe uma gama de marcas ótimas e autênticas em ascensão. Aqui no site, você encontra itens da KACE e outras marcas nacionais criteriosamente selecionadas. Veja mais acessando nossa loja online.

O que é streetwear e o que significado de street wear - inspirações de looks masculinos
O que é streetwear e o que significado de street wear - inspirações de looks femininos

 

 

Comentários

thales

material muito relevante, obrigado!

LUIGI

Que artigo incrivel!

Lais

Euu passei por muitos exemplos de roupas denominadas pra mim por ser mulher, e viver em um ligar periférico. Streetwear é o estilo de roupa que, eu vou seguir e passar a ser dele, eu não vou vestir uma roupa street ela que me vestira. Boa noite 🍙🌹

Todos os comentários são analisados antes de serem publicados