Voltar ao conteúdo principal
FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS ACIMA DE R$ 499

Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável

Capa - Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável

Tudo o que vai, volta. Assim como muitas coisas dos anos 80 e 90, a moda oversized voltou dessa época com força e, ao que parece, cravou raiz na era contemporânea.

Explicando melhor, o que podemos afirmar é que está bem comum o resgate saudosista de estilos passados, com alguns upgrades e com a promessa de nunca mais sair de moda, ou seja, tudo agora parece atemporal. E com a moda oversized não será diferente.


Imagem: Reprodução Pinterest (Matéria: Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável)

Mas você sabe como é a moda oversized? Já experimentou no passado e está usando de novo? Neste artigo você vai saber tudo sobre o estilo, além de entender o porquê de os looks antigos caírem no gosto da galera nos dias de hoje. Vamos lá?

A Moda Oversized Tem As Roupas Mais Confortáveis do Universo


Moda Oversized da Madonna, Whitney Houston e Lady Di nos anos 90Imagem: Madonna, Witney Houston e Lady Diana nos anos 90 - Reprodução (Matéria: Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável)

Traduzindo “oversized” ao pé da letra seria algo como “supergrande”. Na moda já é explicado como roupas de tamanhos extragrande ou extralargo. Algumas pessoas dizem que oversized é a moda do “tamanho único”.

Mas aqui partimos do pressuposto de que a moda oversized fala mais sobre como as peças são usadas, do que sobre quem as usa. Por isso é uma moda democrática e que não limita o corpo de quem veste. Por isso, também, é considerada agênero, ou seja, independente se é homem ou mulher, sis, trans ou não-binário, todo mundo fica bem no estilo.

Moda Oversized da KACE
Imagem: Coleção Advancing – KACE (Matéria: Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável)


Popular do streetwear entre os anos 80 e 90, a moda oversized é composta por peças bem largas e alongadas, além de ultra confortáveis. Pode ser camiseta, calça e casaco – de moletom, jeans, sarja, tactel, etc. – jaqueta, vestido e até mesmo alguns acessórios, como óculos, colares e toucas... Desde que tudo seja bem grande e confortável, tá valendo!

O Resgate da Moda Oversized é Apenas Saudosismo?

Depois de entender que a moda oversized é confortável, pode ter passado por sua cabeça vários questionamentos e é fácil apostar que um deles é: “seria preguiça dos designers em criar algo novo?”. Absolutamente não é isso. – E tenho dito! – Os experts em moda não deixaram a criatividade de lado.


Imagem: Reprodução Pinterest (Matéria: Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável)

O revival das décadas de 80 e 90 aconteceu naturalmente e, sobretudo, com a instauração da pandemia de Covid 19, quando as pessoas passaram a preferir looks mais confortáveis. E muitos dessas roupas estavam aonde? Nos armários que elas não tinham tempo de olhar e que com a quarentena de 2020 reapareceram.

Portanto, os designers apenas deram um toque contemporâneo às peças e voilà! Temos uma moda oversized novinha em folha e com tudo o que o streetwear adora.

Moda Oversized Feminina
Imagem: Reprodução Pinterest (Matéria: Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável)

Um Detalhe da História da Moda Oversized

A Coco Chanel entra nessa história? Há um estudo que diz que a moda oversized é mais antiga do que parece. Nos anos 20, logo após a Primeira Guerra Mundial, num movimento de contravenção ao machismo, a estilista francesa incorporou peças masculinas ao seu estilo, fazendo com que muitas mulheres passassem a usar blusas e calças muito maiores do que seus corpos.

Moda Oversized da Coco Chanel nos Anos 20

Imagem: Coco Chanel – Reprodução (Matéria: Conheça a Moda Oversized: Atemporal e Confortável)

Assim, podemos considerar a Chanel uma precursora dessa tendência. Mas avaliando a diferença entre a moda streetwear dos anos 80 e 90, fica ao seu critério considerar ou não esse fato histórico.

E aí? Você se rendeu à moda oversized? Quais são seus looks preferidos? Conte pra gente nos comentários abaixo.


Comentários

Seja o primeiro a comentar
Todos os comentários são analisados antes de serem publicados